sábado, 2 de outubro de 2010

" O coração não é um orgão primordial "

De acordo com algumas fontes, o coração não é um órgão de honra, não é um órgão de primazia, não compensa a fama que tem. O coração apenas transporta, não sei se apenas sangue ou também sentimentos e emoções, mas a única coisa que sabe fazer é bombear. E até bombeia bem. Bate mais de 100 vezes por minuto, incrível. Mas é só isso que faz, só isso. Podemos aguentar 5 minutos sem o coração bater, enquanto que sem actividade do cérebro, não aguentamos nem 1. E a morte, qualquer tipo de morte, é sempre cerebral.
É talvez por isso que tantas vezes nos tentamos desculpar com o coração. "Segui o meu coração", "Não sei o que o meu coração quer", entre outras. O coração pode ser frágil, o coração pode quebrar, pode até estar 5 minutos sem bater, sem reagir, sem saber, sem pensar. O cérebro não pode falhar, é exacto, e não tem margem para muitos erros. O cérebro sabe, por vezes não sabe é comandar ou impedir impulsos, bombeamentos, batimentos do coração.
E o erro é "ouvir o coração" quando devíamos "ouvir o cérebro". O problema é atordoarmos o cérebro, o problema é depois não conseguirmos medir, reagir e pensar porque depois nos baseamos apenas no que o coração, esse que apenas bate, quer. O coração não detecta erros, não diferencia informação, não separa emoções nem destaca pessoas. O coração é somente isso, um coração. E as pessoas não conseguem, e não podem, ser racionais só com um coração. Precisam de um cérebro, esse sim, é um órgão de honra, um órgão primordial.


E foi esta a minha aula de Anatomia Humana de sexta-feira.
Enjoy it and most of all, learn, just how I did.


"Lightning doesn't often strike twice. It's a once in a lifetime thing. Even if it feels like the shock is coming over and over again. Eventually the pain will go away, the shock will wear off. And you start to heal yourself. To recover from something you never saw coming. But, sometimes the odds are in your favor. If you're in just the right place at just the right time you can take a helluva hit. And still have a shot at surviving."

Iz

3 comentários:

  1. Não dizes que eu sou o gajo dos artigos? E sim, o cérebro é uma coisa porreira...de tal modo que:
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=22660&op=all

    É bonito x)

    ResponderEliminar
  2. Seja como for, o cérebro é tão humano como o coração, e por isso, ambos podem falhar.

    Mas eu continuo a ter um fraquinho pelo coração. Enfim, coisas de ... CORAÇÃO ;)

    Beijo,
    Filipa

    P.S. Bela aula =)

    ResponderEliminar
  3. Gosto do coração!
    Gosto do meu, do teu, do dele, do delas, enfim gosto de voçês com coração!

    ResponderEliminar